Hoje a Igreja celebra o dia dos Santos Inocentes – Conheça a historia

Hoje a Igreja celebra o dia dos Santos Inocentes – Conheça a historia

Nesta segunda,28, a Igreja celebra e homenageia os Santos inocentes, os meninos que deram as suas vidas por Cristo Jesus. A festa foi instituída pelo Papa São Pio V, com o objetivo de nos ajudar a vivenciar com mais profundidade o tempo da oitava de Natal.

Esta festa tem base nas Sagradas Escrituras. Quando os Reis Magos vieram do oriente à Jerusalém dizendo:

“Onde está o rei dos judeus, que é nascido?”

E o rei Herodes ouvindo isto ficou abalado, e toda Jerusalém com ele. E convocou então todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, e lhes perguntava onde o Cristo deveria nascer!? E eles disseram: – “Em Belém de Judá, porque assim está escrito pelo profeta;  E tu, Belém, terra de Judá não és a de menos consideração entre as principais de Judá; porque de ti sairá um líder que apascentara meu povo de Israel.”  

“ Ide, – Disse Herodes, fingindo – e informai-vos bem que menino é esse; e depois de haverem achado, vinde-mo dizer, para eu ir também a adora-lo.”

“A estrela que tinham visto no oriente lhes apareceu na frente deles. Ate que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E entrando na casa acharam o Menino com Maria e, prostrando-se, adoraram-No e, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes – ouro, incenso e mirra. E, tendo recebido aviso em sonhos para não tornarem a Herodes, voltaram por outro caminho para a sua terra. Tendo eles partido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: ‘Levanta-te, toma o Menino e sua mãe e foge para o Egito, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para o matar’. E ele, levantando-se de noite, tomou o Menino e sua mãe, e retirou-se para o Egito. E lá esteve até à morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: ‘Do Egito chamarei o meu filho’. Então Herodes, vendo que tinha sido enganado pelos Magos, irou-se em extremo e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e arredores, de dois anos para baixo, segundo a data que tinha averiguado dos Magos. Então se cumpriu o que estava anunciado pelo profeta Jeremias, que diz: ‘Em Ramá se ouviu um clamor , um choro, e um grande lamento; vinha a ser Raquel chorando a seus filhos; sem admitir consolação pela falta deles.’ ” (Mt 2,9-20)

Para a Igreja Católica, esta segunda, 28, é dia de rememorar estes pequeninos, que deram sua vida, e se tornaram os “santos inocentes” venerados pelo Povo de Deus. Eles que tiveram suas vidas tiradas sem nem mesmo poderem confessar sua crença em Jesus.

A liturgia ensinada no Dia dos Santos Inocentes ensina que, apesar da dor, o amor sempre vence, pois Deus é amor. Além disso, a liturgia convida a perceber quantos inocentes são perseguidos nos dias de hoje, principalmente as crianças vítimas do descaso, da fome, dos abusos, do aborto e de maus tratos. Todos nós sabemos que a fé tem a ver com a liturgia com a vida vivida e Deus é quem nos dá a vida! Então, a morte brutal dos inocentes num ato terrível e bruta, encontra solução em Deus. Hoje esses inocentes gozam a glória de Deus do Céu. Que nossa fé se levante para a defesa da vida em todas as situações.

Santos Inocentes, rogai por nós!

Da Equipe de REDES| Movimento CJC

Anterior É Natal e Jesus está no meio de nós!

Deixe o seu comentário

AV. Paulo Tavares de Lima, 15, Carneiro Leão, Carpina–PE

Novidades e Atualizaçãos

Você pode receber nossas novidades em seu email

[mc4wp_form id="228"]

Movimento CJC ©2023. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido com

por